Entrevistas

Entrevista para o jornal Cinform (05/2010)
Repórter: Aline Braga

Quando você decidiu investir em musicar suas composições?
Sempre gostei de escrever e de me expressar. Há contos e poemas meus, por exemplo, que fiz por volta dos meus 6 anos. Toco violão desde os 14 anos (ou pelo menos tento aprender a tocar desde esse tempo rsrs). E desde o começo, ainda enquanto aprendia os primeiros acordes, senti necessidade de me expressar também através da música. A primeira música que eu fiz tinha apenas dois acordes: Lá menor e Mi menor, porque achava eles fáceis, uma vez que não tinha pestana.

Quais são suas influências?
Em ordem alfabética posso citar: Beatles, Caetano Veloso, Cazuza, Chico Buarque, Gilberto Gil, Jorge Ben, Legião Urbana, Luiz Gonzaga, Mutantes, Nirvana, Raul Seixas, Roberto Carlos, Tim Maia, Tom Zé, U2, Zeca Baleiro...

Vi que você faz investidas no samba. O ritmo cai bem para letras que investem numa denúncia popular?
O samba é um grande poder transformador e é considerado um ritmo brasileiro por excelência. Cai bem pra tudo. Para amar, para protestar, para comemorar, para afogar as mágoas... Mas nem tudo é samba. Nesse trabalho eu também faço investidas no pop, reggae, maracatu, baião, frevo, axé, bossa nova e no bom e velho rock´n´roll. Há várias formas de se fazer música popular no Brasil e eu gosto de praticamente todas elas.

Você faz shows ao vivo ou está apostando somente no virtual?
Às sextas-feiras, a partir do meio-dia, me apresento com voz e violão no restaurante Caçarola, no Mercado. Penso em fazer shows desse trabalho (2010 - Uma odisséia no My Space), mas estou deixando que as pessoas ouçam as músicas e aprendam-nas primeiro. Quando acontecer o show, espero ouvir todo mundo cantando comigo.


LIBERDADE DA GENTE

No próximo Sábado, dia 24 de julho, vai ao ar no programa Liberdade da Gente uma entrevista com Igor Mangueira. Nessa entrevista o cantor e compositor sergipano fala sobre seu trabalho "2010 – Uma odisséia no My Space". O programa Liberdade da Gente, apresentado por Mingo Santanta, vai ao ar na Liberdade 99,7FM, aos sábados, às 16 horas.


CENA DO SOM

O Cena do Som, exibido pela Tv Aperipê, apresenta a cada programa um papo com um compositor ou músico sobre Sergipe, sua música e seus rumos. Em cada episódio, o programa traz um espaço único na televisão sergipana, onde artistas locais dos mais variados estilos podem se apresentar, falar sobre sua música e mostrar seu trabalho. Neste sábado, 8 de maio, às 15h30, o programa recebe o cantor e compositor Igor Mangueira. No encontro, uma boa conversa sobre suas composições e sobre o seu novo trabalho: 2010 - Uma odisséia no My Space.